Wednesday, March 14, 2007

Linha do Oeste

A viagem de comboio de ida e volta a Guimarães foi feita num ambiente tão calmo e civilizado que quase me convenci de que estamos num daqueles países em que viajar de comboio para trabalhar e estudar é uma actividade comum. Dei comigo a pensar numa viagem que fiz com o meu primo P., há uns vinte anos, num Domingo à noite, num comboio carregado de "magalas", onde nem sequer havia lugar para nos sentarmos. E lá fizemos três horas de pé, no corredor entre os bancos, a ouvir as histórias do "meu primeiro", do Costa, do Silva e do Tavares. Claro que, hoje, todos os militares (que já são - felizmente - apenas os voluntários) vão de carro para o quartel, desdenhando o desconto que a CP lhes oferece. E eu, na nostalgia de chegar às onze da noite a Guimarães num comboio vazio, e na lembrança da óptima juventude que tive, quase me distraía e ia tendo saudades dessas viagens...

No comments: