Este fim-de-semana, foi a festa de Santo Amaro, em Alfeizerão. Encontrei aqui algumas informações sobre a vida de Santo Amaro, que também é festejado não muito longe dali, em Pombal.
Não sei qual a origem da comemoração deste santo ali, mas a festa religiosa - com a respectiva procissão - é acompanhada de vários outros usos e costumes, que estive hoje a aprender. Há sempre uma feira, onde os produtos tradicionais são os colares de pinhões e de maçãs, a fogaça da festa (vendida na capela), em forma de ferradura, as cavacas. Outros pontos altos altos da festa são a fogueira no largo, que arde vários dias e noites, o grupo de homens que vai cantando pela vila, até não poder mais (o que quer dizer até o álcool os vencer) e ainda a votação de quem será o juiz da festa do ano seguinte.
Numa época em que as tradições são transformadas em momentos turísticos e se inventam festas e festivais por todo o lado, é sempre bom ver que ainda existem momentos em que a tradição se reinventa a si própria, numa renovação constante daquilo que era.
1 comment:
Que coincidência, eu também festejei o Sto Amaro, é uma festa importante na minha família. É o padroeiro da nossa freguesia, Foz do Sousa, os festejos oficiais são fracotes mas nós fazemos uma grande festa em casa todos os anos.
Do Porto.
Post a Comment