Monday, July 21, 2008

Sabedoria popular no seu expoente máximo

Ontem foi dia de Pizza. O que, na minha família, quer dizer que houve uma festa com sessenta ou setenta pessoas a comer mais do que aquilo que se serve em qualquer Pizza Hut durante um fim-de-semana inteiro.

Mas o melhor, claro está, não é comer. É estar na cozinha, a fazer a massa, a esticá-la, a preparar e pôr os ingredientes. É um grande momento anual de aprendizagem pessoal e colectiva.

Ora vejamos: ontem aprendi que 1) Não sei lavar pimentos; 2) Faço a massa muito grossa; 3) Faço a massa muito fina; 4) Faço a massa muito grossa.

Isto mostra algumas coisas giras. Primeiro que, ainda que nós tenhamos cinquenta anos, filhos e netos, para as primas e tias mais velhas somos sempre uns miúdos, que não percebem nada disto. Segundo, que não há nada mais verdadeiro que o provérbio "Cada cabeça sua sentença".

A cena é assim: está tudo ao molho, cheios de rolos da massa e farinha, cada um a falar mais alto que o outro e chega uma tia: "Estás a cortar mal os cogumelos, cortam-se ao alto." Ai é? Eu sempre fiz assim, mas pronto... depois, chega uma prima: "Olha, os cogumelos assim não prestam, tens de cortar em hexágonos e muito fininhos". Ai é? Eu sempre fiz assim...

Na prática, cada um faz mais ou menos como bem entende e como sempre fez e, no fim, nunca sobra nada... e o melhor de tudo é que nos fica sempre uma sensação de união, de que "a família é mesmo assim" e são momentos de enorme boa disposição. Chegamos ao fim do dia cansados, felizes e cheios até mais não.


2 comments:

Anonymous said...

Como não tenho vindo ao teu blogue
só hoje é que vi a tua descrissão da pizza.Adorei. Só podia vir de ti.
Anfitiã da pizza

Anonymous said...

Pois, mas eu ando a correr oteu blogue todo é a procurar a massa do pão....será que nao falas em lado nenhum? Já passei o meio do ano!!

nninoca