Wednesday, June 6, 2007

Pureza no século XXI

Hoje, no bar da faculdade, estava a ouvir um grupo de raparigas (aí com 22 anos) a falar de vestidos de cerimónia. Percebi que uma delas ía casar e estava a descrever o vestido. Pela descrição, parecia bem piroso, mas isto de vestidos de noiva tem muito que se lhe diga, por isso provavelmente vai ficar-lhe maravilhosamente. Eu não estava a ouvir a conversa toda, apenas uns bocados, porque falavam muito alto. De repente, salta uma das participantes, em grande exaltação: "Eu acho isso uma hipocrisia". Eu, ingénua, pensava que ela ia falar do casamento em si, sei lá, de casar pela igreja quando não se é católico, ou de casar de todo. Mas eis que ela continua: "Isso de casar com véu e grinalda, de branco, como se fosses muito pura!". Pronto, e aqui caiu-me o queixo. Bem sei que as gerações mais novas que por aí andam transbordam conservadorismo, mas destas já não ouço nem aos nonagenários da minha família. E lembro-me sempre de uma cena do filme Flores de Aço, em que uma das personagens pergunta à outra "Achas que mereço casar de branco?" E a amiga responde-lhe: "Querida, todas nós merecemos casar de branco." E mainada!

No comments: