Sunday, January 14, 2007

A minha mãe toca sempre duas vezes

É sabido que crias e progenitores possuem a capacidade de se reconhecer mutuamente através do cheiro. Nós, humanos, como animais que somos, não constituimos excepção. Por isso mães e filhos se conhecem pelo cheiro. Também por instinto, as mães acordam com o choro dos seus bebés e não dos outros e identificam as suas mãos, e até as asneiras que fazem sem dificuldade...

A minha mãe tem duas ou três coisas pelas quais eu seria capaz de a reconhecer no meio de uma multidão. Uma é a forma de se assoar. Não é especialmente ruidosa ou aparatosa, mas uma vez, num centro comercial, nem precisei de me virar para saber que era ela...


Outra coisa é a forma de bater à porta. Tenho uma campainha com algumas décadas e um temperamento muito próprio. Para conseguir que toque, para mim, é dedo espetado e vigor (felizmente que toca tão alto que, na rua, sei se está a tocar lá em cima). Pois a minha mãe consegue, não sei como, arrancar um toque suave, feito de dois toques breves, sempre igual. Sempre igual. E inconfundível. Como a minha mãe.

No comments: