Monday, March 16, 2015

Arrumar ou fazer algo que nos faz felizes?

Ontem, 15 de março, fez 97 anos que a minha avó paterna nasceu. Morreu com 93, o que quer dizer que tive duas avós até aos 39 anos, o que fez - sem dúvida - de mim uma pessoa melhor. A minha avó materna, também já nonagenária, continua ainda esta tarefa.

Aprendi muita coisa com a minha avó, mas - nos últimos dias - lembro-me muito de uma frase que ela - que apesar de cozinheira exímia e dona de umas mãos de fada não gostava de trabalhos domésticos - dizia:

"O trabalho de casa nunca está feito."

Ou, como dizia uma aluna a uma colega:

"Doutora, o trabalho nunca acaba" (e o de casa então... - diria eu).

 

Friday, March 13, 2015

Pois é, mas quando são os nossos, são os nossos...

Já disse (disse?) tudo o que tinha a dizer sobre esta porcaria deste ministro e destes programas escolares, mas acho que ainda não falei dos quadros de honra. Tudo bem, é fixe incentivar os alunos, mas esta coisa de afixar nomes e distinguir os "excelentes" lembra-me o tempo da outra senhora e faz-me comichão no cérebro. Porque devia haver um quadro de honra para o desporto, para os bons amigos, para quem espalha alegria, e por aí fora, já que todos somos bons a alguma coisa. Mas não, são os valores numéricos que contam. Dito isto, enfim, mãe é mãe, e não deixo de ficar orgulhosa (ao ponto de postar sobre isso...) quando recebo uma carta a dizer que a miúda foi a melhor aluna do ano dela no ano letivo passado. 

Thank God is Friday!

Quando andava na escola, havia um autocolante com um miúdo com um ar feliz e a frase em epígrafe. Nos últimos tempos, sinto sempre uma enorme vontade de que chegue o fim-de-semana, quer porque têm trazido momentos de grande alegria e diversão, como ver o A. orgulhoso a ganhar combates de judo, ou a R. toda penteadinha para as exibições de acrobática, quer porque - mesmo na agitação do leva e trás - preciso mesmo de descanso...

Mais duas semanas e quero um autocolante a dizer "Thank God for Eastern holidays!".

Wednesday, March 4, 2015

Feitas as contas...

...o segundo período só tem dez fins de semana. Como fazer caber em tão pouco tempo tanta atividade?