Wednesday, January 30, 2008

Eh pá, tanto também não...

Ainda não recuperada da constatação que me atingiu recentemente de que já sou trintona (como me diziam um destes dias, isso passa-te aos quarenta...) estava a explicar à R. não sei já que fenómeno daquele antigamente onde foi a minha infância e vai daí ela, com um sorrisinho, pergunta-me "E isso ainda havia dinossauros?"

Thursday, January 17, 2008

Quando apanho o metro para ir para a escola vejo muitas vezes, na última paragem, um rapaz alto que recolhe bilhetes que as pessoas deixam junto às portas. É um dos "malucos de serviço" da linha e, não sei bem porquê, sempre me impressionou a sua figura e a obsessão dos seus gestos. Hoje de manhã entrou e sentou-se ao meu lado, passando à frente de uma mãe com dois filhos pequenos.

Em frente. estava sentada uma senhora, que fazia uma mantinha de lã em crochet e que o cumprimentou. E, de repente, este rapaz passou a ter um nome - é o Frederico - uma voz, uma família e uma doença palpável. Percebi que vai diariamente para uma instituição, onde passará os dias numa terapia ocupacional.

Mais do que o seu comportamento (nervoso, repetitivo nos gestos e nas palavras - sabia de cor os dias que iam ser fim-de-semana daqui a meses, repetia frases das pessoas da instituição) aquilo que realmente me impressionou foi ter-me apercebido de que não sabia sorrir. Não imagino o que será ter filhos que não sabem sorrir e, a partir de hoje, tenciono não me esquecer de dar graças por cada sorriso com que os meus filhos me premeiam.

Saturday, January 12, 2008

Volta Barão de Coubertin, que estás perdoado

Está a causar polémica a intenção do atleta sul-africano Oscar Pistorius participar nos jogos olímpicos. Porquê? Porque as duas próteses de titânio que tem a substituir as pernas e os pés são, imagine-se, mais leves do que umas pernas de carne e osso e, ainda por cima, suportam não sei quantos por cento a mais do impacte do que estas. Para cúmulo, parece que se estão a preparar para também não o deixar entrar nos para-olímpicos, porque as regras dizem que nestes não pode haver "ajudas técnicas".

Pois, como diz o provérbio "Que Deus te dê em dobro o que desejas para mim", e - face a estas atitutes de promoção da igualdade e da tolerência - proponho que os membros do Comité Olímpico ganhem todos um par de próteses de titânio, material tão nobre e que tantas vantagens traz ao homem. Assim, toda a gente passa a ter medo deles, que, pelo vistos, é o que acontece com o Pistorius.

Friday, January 11, 2008

Leonel Neves, do livro "Amigos em todo o mundo" (1977)

O meu amigo espanhol
é um homem bem disposto,
mas o que o faz rir com gosto
é o caso do caracol.

Vem com essa brincadeira,
começa a rir e não pára...

É que nós somos vizinhos
mesmo junto da fronteira
(uma linha que separa
a Espanha de Portugal),
em casas com quintalinhos,
uma do lado de cá,
outra do lado de lá.

Ao fundo do meu quintal
e ao fundo do quintal dele
há um muro baixo... e é ele
que indica mesmo a fronteira.
Ora em cima do murinho
temos nós uma figueira
que é minha e do meu vizinho,
minha da parte de cá,
dele da parte de lá.

Como somos bons amigos,
não há nisso nenhum mal.
Quando a figueira dá figos,
cada um os seus apanha:
o espanhol figos de Espanha
e eu figos de Portugal.

Mas o engraçado é que há
um caracol na figueira,
e o pobre do animal
não sabe onde é a fronteira...
e anda de cá para lá
e anda de lá para cá.
O ignorante caracol,
seja em busca de alimento,
de namorada ou de Sol,
anda sempre em movimento,
entre Espanha e Portugal,
entre Portugal e Espanha,
sem respeitar a fronteira.

Nenhum de nós lhe faz mal,
nenhum de nós o apanha...

E agora, de cada vez
que o meu amigo espanhol
me vê, diz na brincadeira:
«Ó amigo português,
respeitemos a fronteira!
É preciso decidir
de quem é o caracol.»

E começa a rir, a rir,
cada vez mais bem disposto...

...e eu de cada vez mais gosto
do meu amigo espanhol!

Thursday, January 10, 2008

Poesias de Leonel Neves

No fórum português do Bookcrossing, a propósito de um comentário, lembrei-me de um poema do Leonel Neves. Fiz uma busca na net e descobri que não há quase nada dele. De maneira que vou procurar os meus livros e transcrever aqui alguns poemas desse autor, que não será dos mais conhecidos, mas fez parte da minha infância e adolescência.

Monday, January 7, 2008

Não esquecer de que também são tementes a Deus e grandes patriotas

Hoje ouvi o Luís Filipe Vieira a defender os jogadores do Benfica, a propósito de uma recente escaramuça de balneário. Dizia ele que no Benfica as coisas não se resolvem aos gritos, que não são miúdos, são homens, alguns até pais de família...

Friday, January 4, 2008

"Saúde e paz. O resto, a gente vai atrás..."

...foi um provérbio brasileiro que aprendi hoje.

Wednesday, January 2, 2008

Inauguração de nova ala do blogue


Inaugura-se oficialmente neste blogue uma nova ala de exposições: "Trabalhinhos"
Esta é a minha nova bolsa para moedas.

Afinal eles ladravam...

Fomos hoje visitar o Museu de História Natural. Recomendamos a exposição sobre as borboletas que está muito, muito gira e interessante (http://www.borboletasatravesdotempo.com/) e a secção sobre as Minas da Panasqueira. Parece que o laboratório de química foi todo restaurado, mas aí não deu para ir.

Claro que não falhámos os dinossauros, que a R. queria muito ver. Quando chegámos à réplica, em tamanho natural, de um esqueleto de T-Rex, sabem o que o A. disse? "Cão".